psicopatologias
O que é a Psicopatologia?
Psicopatologia é o estudo das doenças e transtornos mentais que afetam o comportamento, as emoções e os processos cognitivos das pessoas. Esse campo busca compreender, classificar e tratar condições como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtornos de personalidade, entre outros.
O termo também é usado para descrever os sintomas e manifestações dessas condições, que podem variar em gravidade e impacto na vida do indivíduo. A psicopatologia combina conhecimentos de psicologia, psiquiatria, neurologia e outras áreas para oferecer diagnósticos e tratamentos eficazes.

O que esse estudo identifica?
Síndrome do pânico
São manifestações físicas e psíquicas que ocorrem simultaneamente. Os sintomas aparecem de repente, sem nenhuma causa aparente. O indivíduo relata ter no momento da crise alguns desses sintomas: tensão muscular, batimento cardíaco mais acelerado, sudorese, náusea, medo de perder o controle, sensação de sufocamento, sensação de morte iminente.
Uma crise de pânico dura alguns minutos que para o indivíduo parece uma eternidade. A chance de ele ter outras crises é grande se não procurar tratamento.
Fobias sociais
Medo que o indivíduo tem de se expor às outras pessoas. Quando isso ocorre, ele sente um grande desconforto e aumento da ansiedade, tendo como consequência comportamento de fuga diante das situações temidas.
Fobias específicas
Medo recorrente e persistente a um objeto específico ou situações que desencadeiam uma forte reação de ansiedade. Em alguns casos pode ocorrer ataques de pânico. São agrupadas em subtipos: fobias de animais, ambientes naturais (altura, tempestades e água), sangue e ferimentos e fobias situacionais (aviões, elevadores, locais fechados etc.).
Distúrbio de Ansiedade generalizada
Estado de ansiedade ou preocupação excessiva desproporcional ao motivo (acontecimentos da vida) possuindo irritabilidade, dificuldade de concentração, frequentes esquecimentos, dificuldade para dormir, inquietação, fadiga e humor deprimido.
TOC
O indivíduo apresenta pensamentos obsessivos (intrusivos, não controláveis e persistentes) e comportamentos compulsivos (repetitivos). Para aliviar o pensamento obsessivo o indivíduo utiliza do comportamento (gestos, rituais e atitudes repetitivas) que muitas vezes causam desgaste e sofrimento ao portador da doença.
Estresse pós-traumático
Ocorre quando o indivíduo vivencia um trauma, e logo após o fato, ele faz de tudo para evitar objetos ou situações que o façam lembrar. Quando a pessoa fala sobre o assunto sente um grande desconforto e ansiedade como se no momento estivesse revivendo a situação traumática.
Depressão
É um transtorno psiquiátrico caracterizado por alguns sinais e sintomas causados por diversos fatores dentre eles o estresse. A pessoa portadora dessa doença tem como principais características o humor depressivo e perda de interesse e prazer pelas coisas, isso se deve algumas alterações funcionais nos neurotransmissores cerebrais. Além dessas características ocorrem diminuição na habilidade para concentração e memorização e visão negativa de si, do outro e das situações.
Distimia
É um estado crônico de depressão, porém mais leve e prolongado.
Bipolaridade
É uma doença de causa desconhecida, caracterizada por oscilações ou mudanças do humor que ocorrem através da alternância de estados depressivos com maníacos.
Anorexia Nervosa
A anorexia nervosa é uma doença que envolve componentes fisiológicos, psicológicos e sociais, onde a pessoa apresenta uma busca incansável pela magreza, podendo levar a uma desnutrição grave. A pessoa tem uma distorção da imagem corporal, pois se vê e se sente muito mais gorda do que o real. Devido ao seu constante descontentamento com o corpo a mesma utiliza-se de uma rigorosa e insuficiente dieta alimentar além de outros artifícios para não engordar.
Bulimia Nervosa
Pessoas que sofrem de um impulso irresistível de comer de maneira excessiva, porém se preocupam de uma maneira obsessiva com o corpo tendo um medo mórbido de engordar, para evitar o ganho do peso com o alimento ingerido, comumente induzem o vômito, fazem exercícios de maneira exagerada, tomam laxantes e/ou diuréticos
Transtorno de compulsão alimentar periódica
Pessoas que sofrem desse transtorno apresentam episódios recorrentes de compulsão alimentar com ausência de comportamentos compensatórios, como ocorre na bulimia. Estudos demonstram que obesos com esse transtorno caracterizam-se por maior consumo de calorias, maiores oscilações de peso e acentuada insatisfação com o corpo quando comparados aos obesos sem esse transtorno.
Obesidade
É caracterizada por excesso de gordura corporal, que pode gerar morbidades, tais como: hipertensão arterial, doenças cerebrovasculares, diabetes, doenças isquêmicas do coração, entre outras. Para verificar se é portador dessa doença é necessário calcular o IMC (Índice de Massa Corporal).