Difícil é começar!

Por: Growth - 18 de Dezembro de 2024
A obesidade não é nada saudável, e pode causar doenças médicas e psicológicas.
Se você está acima do peso e está sofrendo com isso, é hora de começar a agir.Sabemos que o alimento dá muito prazer, mas é hora de “pensar magro”. Ai vão algumas dicas para aqueles que têm dificuldade de iniciar, porém precisam tomar essa atitude:
- fazer a lista do porque é importante emagrecer, isso o manterá motivado: colocar o vestido ou terno desejado, ter mais opções de lojas para comprar roupas, não ser referência negativa, não ter mais dores nas pernas e articulações, não sofrer constrangimentos, não sofrer preconceitos ao procurar emprego, poder acompanhar seu filho em brincadeiras que exigem condicionamento físico, obter melhor desempenho sexual, ter mais saúde...
-cuidado com pensamentos sabotadores: “o dia foi difícil, eu mereço comer tal coisa”, “amanha eu começo a dieta, então vou comer bastante hoje”, “é indelicado ou pecado deixar comida no prato”, “eu não consigo ficar sem comer”, “não vou nunca conseguir emagrecer”...
- procure o apoio da família e amigos, peça pra eles não ficarem oferecendo comida gordurosa e calórica.
-planejar o que comer e quando comer, procure anotar o que comeu, assim terá consciência da quantidade e do que está ingerindo.
- tire fotos do seu prato, e peça opinião de um profissional que trabalha com obesidade, caso não tenha essa disponibilidade, peça opinião de 3 pessoas magras. Esse exercício é de extrema importância, pois as vezes o que você referencia ser pouco, pode não ser de fato.
- tente perceber se está com fome ou com vontade de comer. Evite comer quando está com muita fome, pois você pode comer mais do que o necessário. Use beber água como estratégia e depois que a fome diminuir se alimente.
- coma devagar, olhe para o que está comendo e mastigue pelo menos 20 vezes cada mordida ou garfada. Procure descansar os talheres enquanto mastiga.
- caso tenha exagerado procure comer menos no dia posterior.
-fuja das tentações, evite lugares repletos de guloseimas e comida calórica.
- procure não beber líquido durante as refeições, pois isso o fará mastigar mais e evitará o dilatamento do estômago.
- sempre que tiver uma vontade grande de consumir o alimento calórico, se pergunte: “será que realmente preciso comer isso?”
Na sequencia lembre-se do sentimento de culpa que terá ou do sentimento de orgulho e felicidade caso consiga resistir.
Tente! Você consegue!