Cuidado com as outras compulsões

Cuidado com as outras compulsões

Por: Growth - 18 de Dezembro de 2024

Falamos muito sobre a compulsão alimentar, porém existe outra compulsão que merece atenção e que é tão nociva quanto:  compulsão por bebidas alcoólicas.

Para muitos, festa sem comida não tem graça, para outros a bebida alcoólica também não pode faltar. Assim como o alimento, o álcool também tem uma função de recompensa na vida do indivíduo, muitos o administram com o intuito de fugir das situações difíceis, monotonia, pensamentos negativos e/ou para alívio dos sentimentos e emoções negativas.

Como o alimento, é usado também para festejar, brindar, comemorar, confraternizar, ou seja, o indivíduo o ingere na maioria dos ambientes sociais (festas, bares) até na própria casa. Embora esse uso seja feito de maneira social, alguns indivíduos passam a utilizá-lo de modo  abusivo, compulsivo podendo torna-se dependente dessa substância.

Quando o indivíduo perde o controle do ato de beber, ou seja, quando a bebida domina sua vontade, quando só pensa e sente a necessidade de beber para sentir-se melhor e muitas vezes bebe escondido por vergonha ou medo de ser julgado, cuidado, esse indivíduo deve começar a prestar atenção, pois tudo indica que está dependente dessa substância.

Seu uso abusivo compromete partes do cérebro responsáveis pela memória, motivação, e aprendizagem além de provocar problemas em alguns órgãos tais como o fígado, pâncreas e coração, e dependendo da gravidade desses danos pode levar à morte.

Além dos problemas médicos, pode comprometer a vida emocional, afetiva e social. A pessoa pode passar a ter problemas no relacionamento familiar, no trabalho e amoroso, levando a depressão.

Portanto, fique atento com o uso de bebidas alcoólicas, assim como o alimento, não deve ser administrado de forma abusiva e compulsiva.

WhatsApp 1
Vanessa Carminatti

Olá! Fale agora pelo WhatsApp