Como superar a Timidez?

Por: Growth - 18 de Dezembro de 2024
Timidez, quem nunca sentiu? Mesmo os extrovertidos já experimentaram. Ela tem haver com insegurança, o não domínio da situação em determinado momento. Porém, há pessoas que sofrem dela com mais frequência, por mais tempo e num maior grau, causando angústia e infelicidade.
Muitas vezes, a pessoa passa a evitar contato social para não passar pelo constrangimento e receio de se expor. Quem sofre desse mal com certa frequência, deve ficar atento para não ocasionar transtorno do humor (depressão) e transtornos de ansiedade (fobia social, e ataques de pânico).
A timidez ocorre geralmente quando o indivíduo se observa e auto critica o tempo todo, possuindo uma visão negativa de si, sempre preocupado em agir de maneira correta. O medo grande de errar, muitas vezes, leva a pessoa a antecipar negativamente determinada situação.
Geralmente a timidez pode ser decorrente de algum constrangimento que a pessoa sofrera na infância e/ ou adolescência. Experiências as quais possivelmente a fez sentir-se “diminuída” o que a leva a pensar que suas qualidades pessoais não eram interessantes e admiráveis prejudicando a auto estima e auto confiança.
Como superar?
-Primeiro aceite sua timidez. Tente lembrar de situações que lhe causaram constrangimento no decorrer da vida. Como foi essa sensação de incômodo? Qual pensamento estava presente no momento? Essa reflexão o ajudara perceber o que lhe intimida.
-Racionalize a emoção (sensação de desespero e medo). Pense que nem sempre as pessoas estão olhando pra você, possivelmente estão mais preocupadas com elas mesmas. Caso observem o seu erro, pense: qual é o problema? Quem nunca errou?
- Ao invés de se observar e se criticar, olhe e aprenda com o outro, isso vai lhe ajudar a acalmar.
-Lembre-se que você pode não ser bom em determinadas coisas, mas certamente é bom em outras, todos temos qualidades. Exemplo: Você pode não ser comunicativo, mas pode ser um bom ouvinte, você pode não ser um bom dançarino, mas pode ser bom em escrever, ler, cantar... Esse direcionamento para o pensamento positivo o ajudara a aumentar a auto estima, e assim, encoraja-lo a enfrentar a tal atividade que lhe causa insegurança.
-Evite se comparar as pessoas, pois somos diferentes, ao invés de comparar, admire o outro e se quiser copiar, não há problema nisso, porém nada de se depreciar e achar que o outro é melhor que você.
-Nunca fuja, nada de ficar na zona de conforto, procure enfrentar, pois na próxima vez fará melhor.
Para aliviar a ansiedade e angústia, faça um exercício de respiração que o relaxará e acalmará: Inspire o ar (puxe) em 5 tempos pelo nariz, segure o ar (prenda a respiração) em 5 tempos, e expire o ar (solte) em 8 tempos pela boca.
Para aliviar a tensão corporal faça movimentos circulares com os ombros e pescoço
-Ame- se, você é especial, quando você começar a acreditar nisso, as pessoas o acharão também. Agrade e agradeça a si por ser quem é.
É hora de começar. Será divertido!!!